Não se engane com o termo “acesso direto”, já que não é nada fácil entrar em cursos desse tipo. As especialidades de acesso direto são aquelas em que o médico pode entrar logo que sair da graduação em nutrição clínica funcional , em outras palavras, elas não exigem que o médico curse nenhuma outra especialidade antes. Por sua vez, a opção lato sensu conhecida como “pós-graduação” possui uma carga horária menor de dedicação, permitindo que o aluno trabalhe e estude simultaneamente. Contudo, ao final do curso, o médico terá que fazer uma prova de título de especialista para adquirir o RQE, na sociedade à qual a sua pós-graduação está vinculada.
- Continue a leitura para compreender sobre o programa da FJG para residência médica e os caminhos para ingressar na instituição de sua preferência.
- Caso não for possível a criação da conta até o dia da confirmação de vaga, solicitamos que inclua as informações da sua conta corrente atual, e após o Residente terá que fazer alteração junto da Coordenadoria dos Pagamentos.
- O especialista deve estar treinado para tratar doenças alérgicas e também possuir profundo conhecimento do funcionamento do sistema imune.
- Além de conferir salários mais atraentes que os destinados aos médicos generalistas.
- As áreas básicas médicas – clínica médica, clínica cirúrgica, pediatria, ginecologia e obstetrícia – também não exigem pré-requisito.
- Segunda área mais concorrida das residências, a cirurgia geral é aquela que prepara o profissional para resoluções rápidas, procedimentos cirúrgicos e atuação intensiva.
Mas, se você está buscando ser um especialista em uma área muito específica, o pré-requisito pode ser a melhor opção. É a especialidade que auxilia o médico de diversas outras especialidades em diagnósticos e acompanhamentos clínicos através de análise sanguínea, urina, fezes, entre outros fluídos biológicos. É uma especialidade que se propõe a produzir laudos, e não apenas resultados -com isso ajuda a esclarecer 80% dos diagnósticos. A grande maioria da vagas em Residência Médica para essa área não são ocupadas, fazendo com que tenha falta de profissionais em muitas regiões. O profissional lida com um sentido muito importante - que é a visão, e isso o torna muito importante. A rotina envolve ambulatório e consultórios de terceiros, mas muitos têm suas próprias clínicas mesmo os equipamentos sendo caros.

Especialista Em Pediatria
O ortopedista cuida mais de problemas crônicos e congênitos como dor nas costas e postura errada. Já o traumatologista cuida de casos mais emergenciais como fraturas, rompimento de ligamentos e outras coisas. Residência é essencial, pois vai determinar o que possivelmente fará pelo resto da vida dentro da profissão. Nesta segunda etapa, como já mencionado anteriormente, o participante deve enviar a documentação para ser analisada nesta etapa durante o período de inscrição.
Especialista Em Neurocirurgia

Além de extremamente concorrida, a prova, que ocorre em etapas, testará os conhecimentos do profissional nas áreas de maior abrangência que incluem Clínica Médica, Cirurgia Geral, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria e Medicina Preventiva e Social. Isso significa que qualquer médico recém formado e que possua CRM pode cursar, independentemente de tempo de formação ou de experiência. Em geral, os programas R1 têm duração que variam de 2 a 3 anos, exceto Neurocirurgia, que é concluído em 5 anos.
E vale lembrar que a comprovação de um pré-requisito será sempre o certificado de conclusão de um programa de Residência Médica, credenciado pela CNRM (Comissão Nacional de Residência Médica) atualizado quase todo ano. É uma área que mais exige muito conhecimento do médico, já que muitas crianças não sabem relatar o que estão sentido. Além disso, o profissional precisa de muita paciência e amor para ser um grande pediatra, pois tratará diretamente com a família do paciente.